Sobre a artista
Vicentina Julião
Vicentina Julião (1955) faz parte de uma família de renomados escultores de Prados (MG), cujo precursor foi seu irmão Itamar Julião (1959–2004). Até os 15 anos, ela precisou trabalhar no campo para ajudar no sustento da família. Foi durante sua adolescência que teve o primeiro contato com a escultura em madeira, influenciada por Itamar, que já era reconhecido no meio artístico. Ele ensinou Vicentina e seus irmãos a esculpir.
Com o passar dos anos, Vicentina aprimorou sua técnica e desenvolveu sua própria linguagem artística. Suas obras são marcantes pelas formas e temas retratados. A artista ainda vive na zona rural de Prados e o contato frequente com a natureza regional lhe inspira a imprimir em suas obras elementos da fauna e da flora. Suas esculturas mais conhecidas são as árvores, repletas de pássaros, macacos, flores e frutos.
Aos quase 70 anos, Vicentina sente orgulho da projeção que seu trabalho alcançou, sendo reconhecido no Brasil e no mundo. Além disso, seu legado artístico é perpetuado pelas habilidosas mãos de sua filha Juliana Julião e sua neta.
© Proibida a reprodução total ou parcial. Todos os direitos reservados.